quarta-feira, 29 de abril de 2009

Definições para a parte mecânica e projeto para o circuito impresso

Quarta-Feira(29/04/2009) - Hoje definimos algumas coisas para a iniciação da parte mecânica. Em relação à base definimos o modo de posição e acoplamento do eixo que vai ter uma coroa que ligada via uma pequena correia ao motor de passo fará o movimento de rotação do eixo da base. O fato do motor de passo não ficar montado em cima do prórpio eixo já foi discutido anteriormente, mas apenas relembrando que este modelo não serviria devido ao fato da distribuição de toda a massa do braço recair sobre o eixo do motor, portanto para tirar ele do centro de massa encontramos essa tecnica de engrenagem (coroa-pinhão). Fizemos algumas medidas em relacao ao embuxamento dos rolamentos que farão contato com as articulações e com o eixo, afim de evitar o atrito e melhorar a movimentação das partes já citadas.
Além disso terminamos a primeira versão para o circuito impresso no Proteus. Embora precisassemos fazer uma placa dupla face, porque teriamos trilhas passando uma por cima das outras decidimos simplificar ao máximo o esquema de linhas afim de não fazer uma placa dupla face, e sim uma com face única. As trilhas que ficariam passando por cima das outras, fizemos um simples jumpeamento trazendo as para a frente da placa onde será soldado fios de cabo manga. Ou seja simplificamos o trabalho de ter de fazer a corrosão de outra face com um pedaço bem pequeno de 4 vias de cabo manga para cada trio de ULN2003. Mesmo assim ter uma tirinha de cabo manga por cima da placa e muito melhor do que ter que imprimir e corroer dois lados...

Segue uma print screen do projeto no Proteus. Dei uma uma ulhada razoavel e me parece estar tudo ligado certinho. Deixo aqui meus agradecimentos ao aluno Bruno Cavalcanti por ter me orientado com o programa.





Um comentário:

  1. Equipe PAM
    Isso ae..
    depois quero tirar umas duvidas sobre o ares..
    parabens
    abraco

    ResponderExcluir