Olá senhores, estamos aqui postando mais uma atualização. Queriamos agradecer aos professores que nos auxiliaram com as ideias e tambem ao pessoal do Núcleo de Mecânica e Robótica da UNIFACS. Depois de muito pensar resolvemos mudar o objetivo do nosso braço mecânico de um cortador e servidor de bolo para um braço que manuseia tubos de ensaio para condições experimentais onde o contato humano pode ser perigoso ou afetar no experimento. Portanto e com muito orgulho que a Equipe P.A.M lança seu projeto. Esperamos quebrar enfrentar todos os obstáculos com muita vontade de ver aquilo que temos em mente funcionando. Com a correria para a entrega do ante-projeto para o dia 23/03 tivemos de planejar bastante coisa, além do desenho do protótipo tambem fizemos uma espécie de cronograma da equipe para que sirva de organizador/motivador para o cumprimento das atividades e alcance dos nossos objetivos. Falando da parte física o projeto não trouxe muitas mudanças, o que realmente mudou do cortador de bolos é a garra que agora fará o manuseio dos tubos de ensaio. Seguem algumas fotos do modelo mecânico do braço e um esboço bem simples do esquema elétrico/eletrônico que temos em mente para o nosso projeto.
::Equipe P.A.M::
Projeto, Automação e Movimento
Parabéns galera!
ResponderExcluirGostei de ver, quero que fiquem empolgados!! Aproveitando, tenho uma pergunta.
1 - Por que o primeiro trecho do braço é inclinaod em relação ao plano de suporte ?
E duas sugestões, criem uma seção ou o link com o cronograma esperado do projeto para que possamos acompanhar a evolução de vocês.
A outra é façam a simulação com o braço em ação, pois ainda fiquei com algumas dúvidas no seu funcionamento (a parte mecânica)
Abraço! E continuem assim, lembrem-se um site constantemente atualizado garantirá o interesse do público.
A propósito, quem comentou acima fui eu, Rafael Valverde.
ResponderExcluirJá favoritei o site :)
Obrigado por visitar o blog caro Valverde.
ResponderExcluirTentando responder às suas perguntaas
1 - O primeiro trecho do braço é inclinado em relação ao plano de suporte devido a melhor distribuição de massa e equilíbrio do protótipo. Após algumas discussões no NMR com Bruno decidimos aplicar esse modelo de inclinação com angulação de 30° contra o lado que irá suportar a estrutura do restante do braço. Tendo como modelo o protótipo de Bruno, em que foi usado a mesma angulação, acreditamos que dê certo, ate porque o dele e bastante pesado em relação ao nosso. Como a estrtutura física do nosso braço será basicamente em perfil de alumínio acreditamos que a massa será bem distribuida em favor da angulação.
2 - Como fizemos o projeto no Sketchup eu não tenho certeza se o programa oferece o recurso de simulação de movimentos. Acredito que apenas o SolidWorks que tenha esse tipo de recurso. Temos que melhorar muito ainda nosso projeto afim de torná-lo mais real, até porque isso irá nos ajudar na montagem e principalmente nas furações e nas instalações das articulações.
3 - Quanto ao cronograma, em breve irei postar aqui o que organizamos para o progresso do protótipo.
Mais uma vez agradeçemos a sua visita e pra nao perder de vista o seu blog vamo favoritar aqui também.
Agradecidos
::Equipe P.A.M::
Projeto, Automação e Movimento